MUITOS CAPÕES ATINGE NÍVEL DE EXCELÊNCIA FISCAL SEGUNDO PESQUISA
Data: 12/03/2024
Categoria: Secretaria da Fazenda

MUITOS CAPÕES ATINGE NÍVEL DE EXCELÊNCIA FISCAL SEGUNDO PESQUISA

O IFGF analisa dados de 2022, últimos disponíveis, e avalia as contas de 5.240 cidades, onde vive 97,1% da população brasileira1.
O índice é inteiramente construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras.
Essas informações são disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
O IFGF é composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso para o cálculo do índice geral:

• Autonomia (Verifica se as receitas oriundas da atividade econômica do município suprem os custos para manter a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.);
  • Gastos com Pessoal (Mostra o quanto os municípios gastam com o pagamento de pessoal em relação ao total da receita corrente líquida);
  • Liquidez (Verifica a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte.);
  • Investimentos (Mede a parcela da receita total destinada aos investimentos).
Em termos de municípios que compõem a AMUCSER, Muitos Capões ocupa a segunda colocação (84º a nível estadual e 568º a nível nacional), ficando atrás apenas de São José dos Ausentes (62º a nível estadual e 436º a nível nacional).

Os dados referentes ao ano de 2023 ainda não foram apurados.

Você pode realizar a consulta no site abaixo.