COVID-19

À seguir, um resumo das informações sobre o combate à COVID-19 no Município de Muitos Capões:

1) CENTRAL DE ATENDIMENTO COVID DO MUNICÍPIO DE MUITOS CAPÕES
Os pacientes com sintomas de COVID devem procurar atendimento junto ao posto de saúde da sede, no seguinte endereço:

Endereço: Rua Dorval Antunes Pereira, 500 - Centro
Horário de Atendimento: Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Telefone da Unidade: 54-3232-5647
Telefone Plantão 24 Horas: 54-99923-6400


2) LOCAIS DE VACINAÇÃO
A vacinação ocorre junto ao posto de saúde da sede, no edereço acima, sendo necessário apresentação de RG, CPF ou Cartão SUS para identificação do paciente.
A fase da vacinação é informada pelas rádios locais, pelas redes sociais da Prefeitura de Muitos Capões e pelo site oficial:
Instagram Oficial
Facebook Oficial
Site Oficial


Caso você apresente algum dos sintomas de COVID, coloque sua máscara, evite ao máximo o contato físico com outras pessoas (principalmente idosos e doentes crônicos) e procure atendimento dos profissionais de saúde na UBS Sede de Muitos Capões. Se possível, entre em contato por telefone para agendar seu atendimento.


3) PLANOS DE VACINAÇÃO
O Município de Muitos Capões segue as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra o COVID-19 e o Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 do Rio Grande do Sul, disponíveis no endereço eletrônico abaixo (arquivo em formato PDF)
PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO
PLANO NACIONAL DE VACINAÇÃO
PLANO ESTADUAL DE VACINAÇÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


4) PLANO MUNICIPAL DE AÇÃO E FISCALIZAÇÃO
Clique no link abaixo e tenha acesso ao Plano de Ação de Fiscalização de Estabelecimentos Comerciais Frente ao Enfrentamento da Emergência em Saúde Publica Decorrente da COVID-19 (arquivo em formato PDF)
PLANO DE AÇÃO

 

Em caso de dúvidas, solicitação de informações e demais questionamentos sobre o plano de ação e medidas de enfrentamento ao COVID-19 pelo Município de Muitos Capões, entre em contato com a Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 54-3232-5647 ou pelo e-mail saude@muitoscapoes.rs.gov.br.

Também é possível utilizar os demais canais de atendimento do Município:
- E-SIC - Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão
- Sistema de Ouvidoria Municipal
- Site Oficial do Município



5) O QUE É A COVID-19?
É uma doença causada pelo novo tipo de coronavírus identificado neste ano, que leva o nome de SARS-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome que causa infecções respiratórias. O vírus tem esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, se assemelha a uma coroa.


6) HISTÓRICO DA DOENÇA
Em 31 de dezembro de 2019, o escritório da Organização Mundial de Saúde na China foi informado sobre casos de pneumonia de causa desconhecida, detectada na cidade de Wuhan, na província de Hubei. Entre 31 de dezembro de 2019 e 3 de janeiro de 2020, um total de 44 pacientes foram notificados. Em 7 de janeiro as autoridades chinesas identificaram em exames laboratoriais que a causa era um novo tipo de coronavírus.

Apesar da situação atual, o coronavírus não é recente. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do seu formato, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus mais comuns e que já circulam no nosso ambiente são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. Eles geralmente causam sintomas leves a moderados nas vias respiratórios, semelhantes a uma gripe comum.

Outros tipos de vírus podem causar síndromes respiratórias graves, como a síndrome respiratória aguda grave que ficou conhecida pela sigla SARS (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome). Ela é causada por um tipo de coronavírus (chamado de SARS-CoV) que teve os primeiros relatos na China em 2002. O vírus se disseminou rapidamente para mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, infectando mais de 8 mil pessoas e causando cerca de 800 mortes, antes de ser controlada em 2003. Desde 2004, nenhum caso de SARS tem sido relatado mundialmente.

Em 2012, foi isolado outro novo coronavírus inicialmente na Arábia Saudita e, posteriormente, em outros países do Oriente Médio, na Europa e na África. Pela localização dos casos, a doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio, cuja sigla é MERS (Middle East Respiratory Syndrome) e o novo vírus nomeado coronavírus de MERS-CoV.


O 1º caso de COVID-19, a infecção viral pelo novo coronavírus, foi diagnosticado em 24 de fevereiro de 2020 pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Dias depois, em 26 de fevereiro, o exame foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.


7) SINTOMAS MAIS COMUNS:
- febre
- tosse seca
- cansaço
- Sintomas menos comuns:
- dores e desconfortos
- dor de garganta
- diarreia
- conjuntivite
- dor de cabeça
- perda de paladar ou olfato
- erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés


8) ATENÇÃO
- Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves.
- Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.
- Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.
- Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias, variando de pessoa à pessoa.

Fonte: https://coronavirus.rs.gov.br


 

< Voltar

Compartilhe: